Fotos: Joel Rocha |
Centenas de pessoas acompanharam na tarde de sábado a apresentação do multiinstrumentista Hermeto Pascoal na Praça da Espanha, durante a Virada da Corrente Cultural.
Após ser anunciado pela vereadora Renata Bueno, o multiinstrumentista apresentou um concerto divertido, levando a plateia a acompanhá-lo durante boa parte das músicas. Dividindo o palco com Hermeto, a Orquestra Sinfônica do Paraná realizou inserções durante a apresentação.
Para Luci Daros, diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a Corrente proporciona ao público um olhar diferenciado da cidade e uma vivência maior com o lazer e a cultura. “A ideia do evento é se apropriar da cidade de um modo diferente, prestigiando mais os eventos artísticos e valorizando os talentos locais”. Janine Malanski, diretora de Marketing da Fundação Cultural de Curitiba, explica que “a arte deve fazer parte do dia a dia das pessoas e é isso que a Corrente proporciona”.
A médica Ana Cavalcanti acompanhou a apresentação e destaca a importância do evento para a cidade. “É muito bacana, pois promove shows gratuitos em espaços públicos, dando possibilidade para que todos os cidadãos prestigiem as apresentações”. Ela destaca ainda o fato de o show acontecer ao ar livre e em contato com a natureza. Roberto Suse, engenheiro ambiental, argumenta que a Corrente reúne diversas pessoas em um mesmo espaço, além de valorizar artistas locais e ofertar movimentos culturais.
Já para o estudante Daniel Martins, a população que reside em áreas mais afastadas deveria ter acesso também a esse tipo de cultura. Ele sugere que, nas próximas edições, o evento aconteça simultaneamente na região metropolitana.