Duetos famosos nas vozes do Brasileirão

De Sinhô a Chico Buarque, passando por Ary Barroso e Tom Jobim, o show “Duetos” do Vocal Brasileirão na Virada da Corrente contempla as mais diversas fases e estilos da história da canção popular. A regência e a direção artística são de Vicente Ribeiro.
As canções feitas originalmente para cantar a dois foram especialmente arranjadas para  a formação do Brasileirão. No início da elaboração do show, e durante os ensaios, a ideia de subir ao palco para interpretar as músicas foi sendo aperfeiçoada. O grupo acabou criando personagens para cada música do show.  O malandro, o almofadinha, a solteirona, a fofoqueira ganharam figurinos. Vicente Ribeiro, diretor artístico do grupo, conta que “não é um show exatamente cênico, mas tem fortes elementos teatrais”.
Vocal Brasileirão - Foto Luiz Cequinel
Vicente organizou os arranjos de modo a sempre haver um dueto em determinado trecho da música, que, em seguida, ganha os naipes do vocal completo.  É o que acontece, por exemplo, em Tereza da Praia, de Billy Blanco. O Brasileirão interpreta a música que fala de dois homens brigando pela mesma mulher e que ficou conhecida pela interpretação de Dick Farney e Lúcio Alves, numa gravação de 1954.
As músicas interpretadas pelos duetos e “resgatadas” pelo Vocal têm perfis bem diferentes, mas ganham unidade em função do tema: todas falam de relacionamentos amorosos, umas com tons mais engraçados, outras nem tanto, como Pedaço de Mim, gravada por Chico Buarque e Gal Costa nos anos 90.
No espetáculo também há uma referência aos anos 30, que fica por conta da canção de Lamartine Babo, “Joux Joux e Balangandãs” , gravada por Mário Reis e Mariah. Nos anos 70, nas vozes de João Gilberto e Rita Lee, a música que fala de um amor à distância, ganhou uma nova roupagem.

Show da Virada da Corrente Cultural: ‘Duetos” com Vocal Brasileirão
Local: Palco Jacob do Bandolim – Conservatório de MPB
Rua Mateus Leme, 66 - Centro
Data e horário: 07 de novembro, às 11h
Grátis