Foto: divulgação |
A obra "Adágio e Fuga", do austríaco Mozart (1756 - 1791), abre o programa, representando os compositores clássicos, que tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Na sequência, estão composições de Johannes Brahms (1833 - 1897), Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 - 1847) e Franz Schubert (1797 - 1828), retratando a liberdade de forma buscada pelos românticos, com a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando os seus pensamentos mais profundos, inclusive as suas dores.
Jayme Guimarãres |
Regência - O maestro Jayme Guimarães, convidado para esta apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, tem estreita ligação com a música alemã. Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em piano na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), na qual também concluiu, em 1984, a pós-graduação em piano-música de câmara. Regressando ao Brasil, o músico passou a lecionar na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Faculdade Carlos Gomes, além de atuar como diretor artístico dos Cursos Internacionais de Música de São João del Rei (MG).
Em 1991, Jayme Guimarães retornou à Alemanha, onde concluiu o mestrado em piano e regência na Escola Superior de Música de Stuttgart. A partir de 1994, foi pianista e regente assistente do Coro da Ópera de Stuttgart. De 1998 a janeiro de 2009, foi regente assistente do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente é professor assistente do departamento de música da Universidade Federal de São João del Rei (MG) e regente do Coral da Orquestra Sinfônica da mesma cidade.
Serviço: Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro convidado Jayme Guimarães, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo. Local: Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa, s/n - Centro)Data e horário: Dia 12 (sexta-feira), às 20h